VII ENCONTRO NACIONAL DE LEIGOS AMOR DE DEUS

 

 

Nos dias 26 e 27 de janeiro 2019, teve lugar na Casa Provincial das Religiosas do Amor de Deus – Fátima, o VII Encontro Nacional do MSAD. Como tema principal, assumiu-se o grande desfaio da ESCUTA. Foram aproximadamente 75 os participantes dos 4 grupos nacionais e com a presença de alguns membros dos JADS.

Num primeiro momento, olhámos para o Padre Usera como homem que soube escutar e desde essa atitude sempre nova, Deus foi dilatando os seus horizontes, traduzidos em respostas novas, aos clamores que foi escutando. Com a ajuda dos diferentes grupos de Leigos, fizemos a viagem pela sua história e, uma mais vez, nos surpreendemos com a grandeza do seu coração, que o levava a dar respostas concretas e criativas às circunstâncias que iam surgindo.

Hoje, como seus seguidores, também nós nos sentimos interpelados a viver esta aventura. Deus fala-nos desde o mais interior de nós mesmos e quer contar connosco para que este mundo seja mais belo e melhor.

Connosco tivemos o Dr. Horácio Lopes que, de uma forma muito profunda, mas em linguagem simples e muito interpelante, nos ajudou a fazer deste tema, um caminho de conversão e abertura à novidade do Espírito. Na noite de sábado, aproveitando o silêncio da natureza, para fazer a via sacra, percorrendo o caminho dos pastorinhos, sentindo-nos amparados pelas mãos ternas de Maria, acolhendo e refletindo sobre os clamores do mundo de hoje, sobretudo a situação dos mais jovens e das famílias.

Foram os jovens que nos ajudaram e iluminaram neste percurso. Foi um momento muito profundo e marcante para todos.

Pela primeira vez, tivemos um grupo tão significativo dos JADES (Jovens Amor de Deus em Solidariedade),a participar neste encontro, o que faz todo o sentido, visto que os JADES têm como objetivo aprofundar a espiritualidade Amor de Deus e traduzi-la em ações concretas. Quisemos fazer especial comunhão com as JMJ no Panamá, experimentar a alegria de ser Família onde há lugar para todos e onde cada um tem uma riqueza peculiar a oferecer.

A eucaristia de domingo foi solenemente animada pelos mais novos, que com os seus instrumentos e vozes nos ajudaram a renovar a nossa vocação e compromisso de continuarmos a ser instrumentos de Deus ali onde for necessário.

Todo o encontro decorreu em espírito de família, onde a comunhão e a fraternidade foram tónicas dominantes, não faltando a animação, a partilha e corresponsabilidade. A presença dos jovens foi um sinal de muita jovialidade e esperança.

Na hora da partida as palavras eram de gratidão, de alegria e de inventar formar para nos mantermos nesta comunhão que cada vez mais faz sentido, onde o mundo nos fala tanto de fragmentação e individualismo.

 

 

 

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s